A Fazenda Capoava vive hoje um processo de diálogos decisivos sobre tombamento, salvaguardas, proteção e planos de recuperação socioambiental, portanto é de interesse do município de Porto Feliz como um todo. A empresa proprietária RADAR SA decidiu em reuniões abertas à participação do público na Câmara de Vereadores de Porto Feliz realizar a doação desta fazenda para a ONG Caminho das Águas, processo este que caminha em passos positivos e em processo sob controle do projeto.
A área consiste numa ex-colônia de trabalhadores e trabalhadoras com estruturas físicas tais como 1 garagem industrial, 1 grande escola, dezenas de salas de escritórios e materiais, 1 cinema antigo, 1 capela católica, 1 igreja protestante, 1 campo de futebol onde atua o time Excelcior Capoava há 72 anos e aproximadamente 70 casas habitadas entre outras edificações, algumas preservadas e outras não.
As áreas sociais são cercadas por plantações de milho, feijão, bananas, mandiocas, pequenas hortas e todo o entorno da colônia é dedicado ao plantio de cana-de-açúcar, comum no município. Temos um grande lago tomado por taboas e dois lagos pequenos, além da nascente.
Estimamos uma população diretamente envolvida entorno de 400 pessoas, com aproximadamente 98 crianças de acordo com relatos da última contagem em 2014.