Caminhos da Capoava e a PORTO Rural

Mais que uma fazenda de produção canavieira, a Fazenda Capoava é um lugar de encontros, vivências e experimentações que nos convidam ao pensar e viver de modo permanente e harmonioso com a Natureza

A área consiste em uma ex-colônia da indústria da cana, criada nos idos dos anos de 1870.
 
Desde então, milhares de trabalhadores rurais viveram e ainda vivem em casas coloniais, entre estruturas físicas tais como Escola, Escritórios, cinema, capela São José e outras edificações . No auge da produção canavieira, a colônia da Fazenda Capoava mantinha uma efervescência sócio-cultural que se traduzia pela ocorrência de eventos e manifestações artísticas e culturais.
 
Hoje, entre visíveis sinais de destruição pelo tempo, má conservação ambiental e crimes patrimoniais contra o aparelhamento histórico de que dispõe, somos aproximadamente 100 famílias vivendo no local. As áreas da colônia são cercadas por plantações de cana-de-açúcar e eucalipto, e delas seus moradores tiram seu sustento.
 
Em 2009 a Fazenda Capoava iniciou um processo de diálogos sobre tombamento, salvaguardas, proteção e planos de recuperação socioambiental. Entre uma comunidade incrível que nasceu e vive lá, há também interesses externos de destruição do patrimônio.
 
Em 2016 aceitamos o convite da empresa proprietária e do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da cidade de Porto Feliz (COMUPHAC)

Desde então dedicamos esforços comuns para a criação e o cumprimento dos acordos de responsabilidades socioambientais na gestão, restauração e revitalização da Fazenda Capoava.

A PORTO Rural é apenas o primeiro passo.
 
Anos de conversas, ações e muitas decisões delicadas, pois impactam na vida de muitas pessoas, organizações, animais, insetos e plantas.
 
Da permacultura, aprendemos a fortalecer o que temos e nesse sentido guardamos muito carinho e respeito pelo que temos encontrado nesta caminhada que se encontra nas águas.

 

E o que temos em comum é incomensurável!

 

Spread the love
×