Fazenda Capoava em Porto Feliz e as intenções da ONG Caminho das Águas
Em Junho de 2016 recebemos um convite muito especial do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de Porto Feliz. O convite foi ativado pela Morada da Floresta 🙂
O convite
Fomos convidados a expressar a nossa intenção em empreender esforços no desenvolvimento de ações e projetos permaculturais para a Sustentabilidade socioambiental no território da Fazenda Capoava, de propriedade do Grupo Radar, na cidade de Porto Feliz, interior do Estado de São Paulo e cidade irmã de Itu.
A área consiste numa ex-colônia de trabalhadores e conta com estruturas físicas tais como escola, escritórios, cinema, capela, campo de futebol, casas dos trabalhadores entre outras edificações, algumas preservadas e outras não. As áreas sociais são cercadas por plantações de cana-de-açúcar.
A Fazenda vive hoje um processo de diálogos decisivos sobre tombamento, salvaguardas, proteção e planos de recuperação socioambiental. A empresa proprietária que administra os canaviais e a produção de açúcar e álcool decidiu realizar a doação desta fazenda para entidades que tenham relação com o processo e planos de conservação.
Nos encantamos pelo desafio, dizemos sim ao convite e precisamos do seu apoio para realizá-lo!
A intenção
Temos intenção, interesse e disponibilidade para iniciar as conversas necessárias e, aceitando o convite do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da cidade de Porto Feliz, estamos nos colocando dispostos a dedicar esforços comuns para a formação deste centro biorregional de permacultura, assumindo responsabilidades socioambientais na gestão, restauração e revitalização da Fazenda Capoava.
É apenas o primeiro passo.
É um momento de decisões delicadas, pois impactam na vida de muitas pessoas, organizações, animais, insetos e plantas. Na permacultura, aprendemos a fortalecer o que temos e nesse sentido guardamos muito carinho pelo respeito com que fomos tratados pelo poder público de Porto Feliz. O que já temos em comum é incomensurável!
Interdependência
Acreditamos que está clara a nossa intenção. Agora vamos à prática!
Neste primeiro passo, precisamos que você emita por email uma mensagem, pessoal ou institucional, de apoio ao Movimento Sócio-Ambiental Caminho das Águas. Pode ser um arquivo digital timbrado até um simples email em modo texto, você decide como! Este simples documento afirmará que você apóia nossas melhores intenções e sonhos para a Fazenda Capoava e a cidade de Porto Feliz!
Apresentaremos esta carta de intenções finalizada e tivemos a ideia de anexar estes documentos de apoio junto. É também uma maneira de fortalecermos os diálogos e trocas, renovando vibrações em momentos intensos por todo o planeta. Temos até meados de 10 de Julho para receber estes apoios.
Assim, como não precisa ser nada muito complicado, não é necessário um documento super elaborado. A necessidade é que eles sejam sinceros 😀
Ainda precisamos conhecer o que os proprietários oferecem de fato, o que será tombado como patrimônio histórico, se existem e quais são os outros interessados, assim como a situação atual regulatória destes processos, nossas obrigações e contrapartidas.Você pode escrever como quiser.
Ou como já nos pediram na primeiras conversas, segue um modelo de carta de apoio 🙂
* Originalmente publicada em : https://caminhodasaguas.org.br